quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Horário para Dormir!

Horário para dormir
É possível criar uma rotina de sono e levar o filho para a cama sem drama

Quando a criança é capaz de andar pela casa, a velha e boa Cuca pode se aposentar, pois ela não adormece mais ninguém. Isso para desânimo dos pais que, cansados de um dia de trabalho, sonham com uma folga noturna depois de matar a saudade dos filhos. Se é um consolo saber que a maioria da meninada dá canseira para ir para a cama, melhor é conhecer alguns procedimentos — e evitar outros — para facilitar o sono dos anjinhos. A primeira recomendação é para que os próprios pais relaxem um pouco. É importante respeitar o ritmo do filho que dorme pouco ou do dorminhoco. E não se deve impor horários rígidos só porque isso parece bom, mesmo contrariando a rotina doméstica. É improdutivo, por exemplo, querer que a criança vá dormir no auge da excitação, quando os pais mal chegaram do trabalho. Ela usará todas as artimanhas para ficar longe da cama, como bem sabe a empresária Sandra Rodrigues, que perdeu muitas batalhas noturnas com o filho Luca, 3 anos. "Eu achava que crianças deviam dormir cedo e queria que o Luca estivesse na cama às 9 da noite. Ele reclamava, chorava, fugia, queria ficar com pai, que chega em casa às 20h30. O pediatra me orientou a ampliar o horário e, agora, dormindo por volta de 22h30, ele dá menos trabalho", conta Sandra. O pediatra Fábio Picchi Martins concorda. "Não vejo problema em deixar os filhos acompanharem os pais em suas atividades noturnas em casa, até que eles se tranqüilizem", diz. Mas os pais também devem respeitar os limites dos filhos. Criança dorme mais cedo do que adulto. Criando um clima Tranqüilizar a criança, criando uma atmosfera relaxante, é fundamental para facilitar o sono. A pediatra Sílvia Ibidi diz que os pais devem começar uma ou duas horas antes da hora prevista para o filho ir dormir. Aos poucos, deve-se desligar a televisão, diminuir a luz dos ambientes, fechar janelas e colocar uma música suave. "Um banho também ajuda a criança a relaxar", diz a pediatra, lembrando ainda a eficácia de se criar um pequeno ritual na hora de trocar de roupa ou de escovar os dentes. Depois de tudo isso, fica mais fácil um dos pais distrair o filho com atividades repousantes, como ler histórias. A repetição desses procedimentos, com certeza, vai diminuir a resistência da criança em ir para a cama. Distúrbio é outra coisa A demora da criança em ir para a cama e adormecer pode ser cansativa, mas não é um distúrbio do sono, como as reações associadas a pesadelos, ou o sono intermitente, que é interrompido a noite toda. Quando essas manifestações se estendem por muitos dias, é preciso buscar orientação médica. No dia-a-dia, o que os pediatras recomendam é mesmo paciência e uma atitude acolhedora dos pais. A maioria desaconselha os procedimentos mais severos, como deixar o filho fechado no quarto, mesmo que ele esteja chorando. Isso gera ansiedade na criança, que pode não trazer reflexos imediatos, mas terá conseqüências mais tarde.
* Pergunta: Você acha correto os pais imporem limites de horários para os filhos, especialmente os bebês?

7 comentários:

  1. Acredito que os pais devem ir no ritmo da criança e aos poucos ir impondo um certo horário. Se a criança é muito ativa, colocar ela em algum tipo de atividade esportiva durante o dia é uma ótima idéia.

    * FERNANDA *

    ResponderExcluir
  2. É complicado dizer isso, mas se a criança não tem sono ela não dormirá. Porém, propôr atividades que levam a criança sentir sono na hora esperada é uma alternativa.

    ResponderExcluir
  3. Para um bebê é dificil, porque eles tem ritmos diferentes uns são sonolentos e outros mas ativos... Acredito que eles devem deixar a vontade.
    Alvoir

    ResponderExcluir
  4. Acho que tem que ter sim horários,pois se tratam de bebês.Claro que vai depender dos horários dos pais, vão ter que se abtuar a dormir cedo para a criança ter o mesmo ritmo.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que os bebês devem sim ter horários para dormir, para que tenham uma rotina ser seguida.
    Criança que possui um sono tranquilo desenvolve melhor suas habilidades.
    Parabéns pelo blog, meninas!
    Abraços,
    Gabriella Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Parbéns pelo blog de vocês, as crianças devem ter horários para dormir para que tenhm uma rotina

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Srs.
    tenho um filho com 2 anos e 3 meses que muito ativo conversador etc e quando chega ahora de dormir é terrivel, pois ele so quer dormir depois das 22:00 e como acordo muito cedo pra ir trabalhar vou quebrada e não sei como fazer pra ele dormir pelo menos as 22:00, socorro!!!!

    ResponderExcluir